O Teatro Imaginário Maracangalha (Prêmio FUNARTE artes Cênicas nas Ruas 2010) realiza em Campo Grande nesta quarta-feira (13 de abril), o encerramento do projeto “Teatro a Céu Aberto” com o espetáculo de rua “Tekoha - Ritual de vida e morte do Deus Pequeno” na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
O Projeto ganhou o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas nas Ruas 2010 e circulou pelo Centro Oeste em Brasília-DF, Goiânia-Go e Cuiabá-MT, de 15 a 19 de março passado, com duas apresentações pelas ruas e praças de cada cidade e realizando intercâmbio com grupos e coletivos de teatro e produção cultural. Desse intercâmbio resultou o fortalecimento do vínculo com grupos pertencentes à Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), que articula e discute políticas públicas, estéticas e modos de produção para o teatro de rua brasileiro e do Cone Sul.
“Tekoha -Ritual de vida e morte do Deus Pequeno”, Teatro de Rua em Cortejo, narra a trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas.
A realização desta peça cumpre um importante papel social, pois ao aliar história e arte, através de formas alternativas de difusão, resgata a memória deste grande homem e estimula uma reflexão sobre a questão indígena da região.
Todo o processo de elaboração, montagem e pesquisa do espetáculo está registrado no blog do grupo www.imaginariomaracangalha.blogspot.com
Projeto “Teatro a Céu Aberto” - espetáculo de teatro de rua “Tekoha - Ritual de vida e morte do Deus Pequeno” na UEMS (Rua Dos Dentistas, 500, Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo). 13 de abril – quarta-feira – 19.30h
Nenhum comentário:
Postar um comentário