O Plano Municipal de Cultura de Campo Grande entra na pauta de votação da Câmara Municipal de Campo Grande na quinta-feira (17), a partir das 9 horas. O Plano elaborado pela sociedade campo-grandense uniu artistas de diversas áreas, produtores culturais, pesquisadores e poder público em amplas discussões que culminaram nas diretrizes para a cultura nos próximos 10 anos.
De acordo com o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC), Athayde Nery, o objetivo do plano é fundamentar, regulamentar e desenvolver políticas públicas de cultura necessárias ao município, buscando a valorização da cultura local e regional, concretizando assim a relação entre cultura e desenvolvimento. “Discutimos a cultura em suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica, ou seja, suas raízes histórias e as diversas influências; a democratização do acesso com a inclusão cultural e a geração de emprego, renda e profissionalização através da arte”, destacou.
Segundo Athayde, o Plano Municipal é peça fundamental na construção do Sistema Municipal de Cultura e também para a consolidação das políticas públicas de cultura no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. “Construído num processo democrático pelo Poder Público e Sociedade Civil, o Plano significa a consolidação de um grande pacto político no campo da cultura e a institucionalização das políticas públicas de cultura, indo além de Políticas de Governo para tornarem-se Políticas de Estado e que ao ser transformado em Lei pela Câmara de Vereadores, terá garantida a sua continuidade”, enfatizou Athayde.
O Plano apresenta o histórico, diagnósticos e desafios a serem enfrentados na área cultural da cidade de Campo Grande, formula diretrizes gerais e indica as principais operações a serem desenvolvidas pelo governo municipal em cinco setores estratégicos que agrupam tematicamente as propostas de ações a serem implementadas nos próximos dez anos.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi, já manifestou amplo apoio à provação do Plano e o considera peça fundamental para o desenvolvimento socio-cultural de Campo Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário