Nos últimos dias 16 e 17 de setembro, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), em parceria com a Representação Regional Nordeste, realizou o 5º Encontro de Integração MinC/Bancos Oficiais em Recife (PE). O evento discutiu novas formas de garantir crédito e profissionalizar o setor cultural.
O primeiro dia de reunião (16) aconteceu no auditório do Porto Digital, pela manhã, envolvendo cerca de 150 produtores culturais locais e de estados vizinhos. Estiveram presentes gestores do MinC e representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Banco Nacional de Desenvolvimento, do Banco do Nordeste e do Sebrae.
A chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portella, fez a abertura do evento, destacando a importância da participação de bancos e produtores para ampliar e dar mais transparência aos processos que envolvem a cultura no Brasil. O Diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Mecanismos de Financiamento, Augusto Cesar Costa, representou a Sefic e conduziu o debate.
Antes do debate, cada representante das instituições bancárias discorreu sobre os recursos disponíveis, as principais ações e o processo de inclusão da cultura nos seus editais. Em pauta, junto aos produtores, foram discutidos temas como garantias reais para conceder empréstimos, análise de risco, economia da cultura, visão estratégica, repasse de recursos para capacitação e desenvolvimento sustentável da cultura.
Para a presidente do Conselho Internacional de Organização de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Socorro Maciel, participar do evento possibilitou entendimento da lógica de funcionamento bancário por parte dos produtores culturais. “Financiamento é fundamental. Precisamos conhecer as linhas de crédito, as garantias exigidas e as ações de cada uma dessas instituições para o nosso setor”, disse Socorro Maciel.
No mesmo dia, às 16h, gestores da Sefic participaram da inauguração da Sala Nordeste, espaço destinado à difusão e circulação das artes visuais na cidade. A ação, fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e a Prefeitura do Recife, funciona no térreo da Regional do MinC (Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife). A inauguração foi acompanhada da abertura da exposição Náusea, do artista paraibano José Rufino, sob curadoria de Marcelo Campos.
Debate, visita e aproximação
No segundo dia (17), o Secretário da Sefic, Henilton Menezes, e demais representantes da Secretaria, da Representação Nordeste e dos Bancos Oficiais se reuniram, das 9h às 15h, na Superintendência Estadual de Pernambuco do Banco do Nordeste para avaliar o encontro que envolveu os produtores culturais, debater temas e firmar compromissos. A reunião também contou com a presença da consultora Mariana Masson, da Secretaria de Políticas Culturais, que apresentou modelo de incentivo para Fundo de Investimento Cultural e Artístico (Ficart).
Em seguida, gestores da Sefic conheceram os programas culturais do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Referência em diversas especialidades médicas, inclui o Hospital Pedro II, restaurado com recursos via Lei Rouanet e tombado pela Lei Estadual. Agora, o projeto Saúde com Arte, que enxerga na cultura uma finalidade terapêutica e envolve música em sessões de fisioterapia e em hemodiálise, além de brinquedoteca, contação de histórias e saraus, com participação de pacientes, familiares e funcionários, entre outras ações, também busca apoio do Ministério.
À noite, Henilton Menezes, Augusto Cesar e Tarciana Portela seguiram para Olinda e realizaram encontro com produtores culturais locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário