O Núcleo

    "A arte contemporânea, portanto, não deve ser enquadrada em conceitos anacrônicos, e sim sentida como eco de um mundo voraz, múltiplo e vasto. Esse mundo é representado não pela verossimilhança, e sim pela liberdade. A produção atual se dirige a espectadores/fruidores/consumidores que acolhem a pluralidade e exercitam a generosidade no olhar, e oferece a quem se aproxima de uma pintura, uma instalação, um filme ou uma performance um caminho no qual os significados estão abertos e ainda em construção" Fernando Cocchiarale


O Mercado Cênico é um núcleo de teatro sediado na cidade de Campo Grande/MS, que trabalha com a pesquisa, produção e difusão teatral com veia contemporânea dialogando com a realidade humana. 

O grupo nasceu em 2004. Começou com projetos literários, vinculados ao SESC, e, desde então não parou de crescer dentro do cenário da região Centro-Oeste do País, alcançando também extensão nacional, tendo projetos com várias instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretária Municipal e Estadual de Cultura, e também já recebeu prêmios nacionais da Funarte, Petrobras e Ministério da Cultura, como o prêmio Myriam Muniz de Teatro dentre outros. 

Desde o final de 2010 atua também como Ponto de Cultura (do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura) levando formação cultural e política na periferia de Campo Grande. Leva também seus espetáculos a outros estados do país e a diversos festivais de relevância Nacional e Internacional. Sempre pautado no teatro de compromisso com o desenvolvimento artístico e estético, buscando um aprimoramento de linguagem, também engajado na política cultural local e nacional, participando ativamente de debates, movimentos sociais e culturais. É considerado um dos principais grupos de MS na pesquisa e produção teatral.

O núcleo também articula com redes de movimentos culturais como; do Palco Fora do Eixo e Rede Brasileira de Teatro de Rua, dentre outros.  

Suas produções são os espetáculos: “Nostalgias Femininas” (2005), "Na Terra em que o trilho passa até a Morena se Engraça" (2005), “Paredes Revisitadas” (2009), “Incontornáveis – Um Teatro de Incoerência e Horror” (2010), iniciando a trilogia intitulada “Teatro de Incoerência”. “Propinas Day – um teatro de incoerência política” (2012), segundo espetáculo da trilogia. “Solo (Não Só)” (2012). E sua última montagem "O Bote da Loba" (2013), texto inédito de Plínio Marcos. 

Dentre vários projetos para a comunidade, destaque para a realização da bienal de teatro em Campo Grande, importante evento no calendário nacional de mostras e festivais que em 2014 chegou em sua terceira edição com diversos espetáculos nacionais, intercambio e formação. Foi também um dos grupos realizadores do 8º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua em Campo Grande/MS, onde reuniu diversos grupos de rua de todo o País em 2010.

Compartilhe