7 de outubro de 2009

Divulgados os finalistas do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou nesta quarta feira, 7, os nomes dos quatro autores brasileiros selecionados para a última etapa do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva 2009. Eles concorrem, a partir de agora, com quatro finalistas portugueses, escolhidos pelo Instituto Camões, de Portugal. O grande vencedor, que será determinado em breve por uma comissão binacional, terá sua peça editada em livro e encenada no Brasil e em Portugal. Receberá ainda uma recompensa no valor de 15 mil euros.

Gennesius - Histriônica Epopéia de um Martírio em Flor, de Roberto Ives Abreu Schettini (BA); Reality Câncer, de Michelle Sampaio Costa (SP); Darling, de Nelson Albissú (SP); e O Vizinho, de Fernanda Affonso de André Jaber (SP), são os quatro textos brasileiros que competem na fase final. Eles foram selecionados, entre 278 inscritos, por uma comissão nacional, que esteve reunida, no início de setembro, nas instalações do Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro.

A comissão, que esteve sob coordenação de Heloisa Vinadé, coordenadora de teatro da Funarte, foi composta pelos seguintes especialistas em artes dramáticas: André Luiz Antunes Netto Carreira, de Florianópolis, Tarcisio de Souza Pereira, de João Pessoa, Renato José Pecora de São Paulo e Cristiane Sobral Correa Jesus, de Brasília. Durante a análise dos projetos, os jurados avaliaram a qualidade do texto, sua originalidade e contribuição à dramaturgia em língua portuguesa.

O Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, promovido pela Funarte e pelo Instituto Camões, de Portugal, tem o objetivo de incentivar a escrita dramática, estimular o aparecimento de novos escritores de língua portuguesa e reforçar a cooperação entre Brasil e Portugal. Podem concorrer ao Prêmio textos teatrais originais de todos os gêneros e para todos os públicos, criados por dramaturgos brasileiros ou portugueses. Esta é a terceira edição do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe