A coluna "Música Popular" da Ilustrada do dia 22 de junho de 1961, escrita por Mario Regis Vita, anunciava um "Festival da Bossa Nova" para juntar dinheiro para a reforma do teatro Oficina.
Tanto o teatro Oficina, quanto a bossa nova surgiram em 1958, ano do nascimento do caderno.
21.06.1961/Reprodução |
Veja reprodução da página do jornal que traz a notícia |
A pequena nota informava que "Vinicius de Morais, Antonio Carlos Jobim, Baden Powell, Johnny Alf, Claudette Soares, Sergio Ricardo, Silvinha Teles e outros, comparecerão no próximo dia 27 (de junho), segunda-feira, ao auditório Rui Barbosa, no Mackenzie, quando participarão de um 'show' de música popular brasileira, denominado 'Bossa Nova'".
O evento mostrava o "apoio dos artistas e estudantes de nossa capital" à companhia teatral, que procurava reformar o teatro da rua Jaceguai, 520.
A nota constava da seção de Música Popular. Havia também a de Música Erudita e o Horóscopo ficava entre as duas na diagramação da página.
Em relação à bossa nova, oficialmente o gênero nasceu em 1958, ano em que "Chega de Saudade", com os arranjos de Tom Jobim e o violão de João Gilberto, ficou conhecida na voz de Elizeth Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário