18 de março de 2012

Grupo Palco estréia "O Escurial"

O Grupo Teatral Palco, Sociedade Dramática estreia seu mais recente trabalho: “O Escurial”, adaptação livre da obra do Belga Michel de Gheuderode.

O espetáculo será encenado no Armazém Cultural de 20 a 24 de março as 20h, no elenco estão Bruno Moser e Camilah Brito, que contam com a direção de Espedito Di Montebranco.

Em “O Escurial”, escrito em 1927, Michel de Ghelderode mostra um texto expressionista, onde “o homem não vale nada”, expondo-o no seu limite mais básico. Um Rei refém da sua loucura vagueia solitário e diverte-se com ela. Em um espaço mais próximo a rainha agoniza em seu leito de morte envenenada, assassinada em seu próprio palácio.

Um monge prepara-se para as honras fúnebres enquanto Folial, um bobo escravizado à sua condição de plebeu, tratador de cães têm como obrigação divertir o Rei nos jogos que este mesmo cria para conforto do seu sadismo e crueldade. Tudo se passa nos últimos momentos de vida da rainha.

Ghelderode vai mais além e inverte os papéis. Se por um capricho da vontade (do Rei), o bufão ascende à cadeira do poder, ele com o próprio poder se transforma na criatura maquiavélica a quem tanto detestava. A velha frase “Dê poder a um homem e o conhecerá” é bem real neste espetáculo.

Serviço:
Armazém Cultural (antiga estação ferroviária)
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada), vendidos no local antes das apresentações
Classificação: 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe