3 de junho de 2011

Relato da reunião do Colegiado de Teatro para as bases

Em 31/05 e 01/06, aconteceu em Brasilia, a primeira reunião de 2011 do Colegiado Setorial de Teatro. Dos 15 representantes da sociedade civil estávamos em 14: Márcio Silveira (RS),  Paulo Ricardo Nascimento (PA),  Jan Moura (MT), Leone Silva (SC) Juca Rodrigues (PR), Lenine de Alencar (AC), Elcias Villar (RO), Leonardo Lessa (MG), Demétrio Nicolau (RJ), Guilherme Carvalho (DF), Henrique Fontes (RN), Virginia Lúcia (SE), Rosa Rasuk (ES) e Vitor Hugo Samúdio (MS)

Da parte institucional: Antônio Gilberto (CEACEN/Funarte), Maria Heloisa Vinadé (teatro/CEACEN/Funarte), Maria Helena Signorelli (coord. geral CNPC-Conselho Nacional de Politicas Culturais), (lembram-se dela?), Rafael Oliveira (SPC - Secretaria de Politicas Culturais/MinC).


IX Encontro da RBTR: Antonio Gilberto garantiu apoio da Funarte ao próximo encontro em setembro em Arcoverde, e só espera a escolha da instituição para a qual será repassada a verba.

Iberescena: O Brasil corria o risco de ficar fora do Iberescena 2011, mas a questão foi resolvida. Já foi feito o contato com a coordenação do Iberescena e o Brasil estará nesta edição.

Fundo Mercosul Cultural: por causa da urgência, decidimos fazer uma carta que será protocolada, solicitando a Ministra da Cultura do Brasil e ao Presidente da Funarte a inclusão das artes cências no Fundo, pois haverá ainda nos próximos meses uma reunião dos paises do bloco Mercosul sobre o FMC.

SNC/Conselhos: Rafael Oliveira apresentou o Plano Nacional de Cultura e um pouco sobre o SNC.  O colegiado realizou recomendações via reunião para que tanto o governo federal como os estaduais e municipais se articulem em relação às formações, capacitações, reorganização dos conselhos existentes e criação de novos em função das questões exigidas pelo SNC-Sistema Nacional de Cultura. E que a boa organização e participação nos conselhos fortalecerá o estabelecimento dos Planos de Cultura.
Conversamos também sobre a ajuda que o MinC dá aos estados e municipios para a elaboração dos planos territoriais de cultura. 

Procultura: Foi assunto no qual mais tempo dispendemos. E ainda será ponto de pauta semana que vem na reunião do CNPC onde haverá mais exposição e discussão do relatório do grupo de trabalho do Procultura. Insistimos na manutenção do Prêmio Teatro Brasileiro e o substitutivo da Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). 

Em relação aos editais que tiveram prazo de inscrição terminada em janeiro, já há verba e estão em proceso de constituição das comissões para análise e seleção. O colegiado solicitou que membros deste façam parte destas comissões, a exemplo dos editais tradicionais da Funarte em 2010. Antonio Gilberto concordou.

Editais tradicionais da Funarte: Devido aos grandes cortes de verba, ainda não há orçamento ara lançar todos os editais. A nova diretoria que está à frente da Funarte só vai lançar os editais quando tiverem verba destinada a eles. Mesmo entendendo a situação, insistimos na manutenção e lançamento deles. Questionamos as verbas liberadas para a Quadrienal de Praga e para o Festival de Curitiba, entre outros, e nos disseram que eram empenhos do ano passado, de parcerias da Funarte.

Editais novos: Foram publicados dia 31/05 no site da FUNARTE os editais de ocupação das sedes da Funarte no Brasil. Questionamos a não participação de representantes da sociedade civil na elaboração, porém há questões burocráticas que nos possibilitam e outras que nos impedem de contribuir. No entanto existe a possibilidade de membros deste colegiado participarem das comissões.

Tiririca: o Deputado Federal foi convidado pelo colegiado de circo para uma conversa sobre especificidades desta categoria, ele chegou pouco antes do meio dia de 01/06, no momento em que os dois colegiados estavam juntos, discutindo questões que comuns às duas categorias.. Ele acompanhou um pouco o nosso debate e antes de se retirar para a reunião somente com o pessoal do circo, disse que apoia nossas lutas e que está a disposição para o que precisarmos. Mostrou-se acessível aos colegiados e a esse tipo de representação.

Moção de Apoio: Em ordinária a plenária aprovou a Moção de Apoio pela luta dos artistas e coletivos de Campo Grande pela ocupação do Teatro do Paço que será enviada para o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho assinado pelo Secretario Geral do CNPC (Conselho Nacional de Politicas Culturais) Roberto Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe