O Complexo Cultural Funarte São Paulo recebe, de 19 e 25 de novembro, a Mostra Cine Teatro Brasil. Com 12 títulos na programação, a Mostra exibe filmes que discutem e amplificam os processos criativos do teatro e da dança. Apresenta, ainda, raridades, documentários realizados pelos próprios grupos teatrais, homenagens e cine biografias de diretores, atores e autores. O evento é patrocinado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrada é franca, com distribuição de ingressos uma hora antes das sessões.
A abertura da Mostra marca o décimo aniversário da morte de Plínio Marcos, que recebe homenagem especial com a exibição de "Barrela", filme de Marco Antonio Cury baseado na peça homônima do dramaturgo, censurada após a primeira apresentação, em 1959. Também haverá o show "Prisioneiro de uma Canção", com músicas de Leo Lama e letras de Plínio Marcos.
No dia 23, segunda-feira, a homenageada é Ruth Escobar, atriz, produtora e agitadora cultural, responsável por um festival internacional de teatro que reuniu grandes espetáculos e encenadores da vanguarda internacional e produtora de espetáculos antológicos, como "Cemitério de Automóveis", de Arrabal, e "O Balcão", de Jean Genet.
Mas, a razão da homenagem a Ruth são os filmes que produziu desses espetáculos, todos de corte trágico ou acidentado, incluindo negativos esquecidos no banco de um táxi. Contratou grandes cineastas, como Andréa Tonacci, que documentou a aventura persa, e José Agripino de Paula, que dirigiu um média metragem - não finalizada - de "O Balcão", com deslumbrante fotografia em petro e branco de Jorge Bodansky. Esses trabalhos marcam o pioneirismo de Ruth Escobar, a ser dividido com o Teatro Oficina, que nos anos 70 produziu o longa "O Rei da Vela".
Outro destaque é o documentário de um grupo moçambicano do Centro do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, sobre a disseminação da AIDS na África: "Meu Marido Está a Negar". A exibição será dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A programação termina com o documentário "Tá na Rua", sobre os 30 anos do grupo de Amir Haddad.
Programação
19 de novembro, quinta-feira - Homenagem a Plínio Marcos
20h - show musical: Prisioneiro de uma Canção, letras e poemas de Plínio Marcos, músicas de Leo Lama e produção de Ana Barros
21h - exibição do filme "Barrela", de Marco Antonio Kury
22h30 - celebração entre convidados e amigos.
20 de novembro, sexta-feira - Tributo ao Dia da Consciência Negra
20h - exibição do documentário do CTO - Centro do Teatro do Oprimido, núcleo de Moçambique, sobre a disseminação da AIDS no continente: Meu Marido Está a Negar
21h -: exibição de "Questão de Gênero", do CTO - Rio
21 de novembro, sábado - Cine Biografias
20h - "Flavio Rangel, o teatro na palma da mão", de Paola Prestes
21h - Antunes Filho - Episódios", de Amílcar Claro
22 de novembro, domingo - Sessão da Tarde
17h - "Além Hamlet", de Sandra Delgado
18h - "Inveja dos Anjos", grupo Armazém
23 de novembro, segunda-feira - Homenagem a Ruth Escobar
20h - "O Balcão", de Zé Agripino de Paula
21h - "Teatro e Circunstância: Transgressões", de Amílcar Claro
24/11, terça-feira - Sessão Rio / São Paulo
19h - lançamento do DVD: Experimentos Videográficos do Latão
20h - exibição de três temas do DVD
21h - "O Incrível Encontro", CETE / Julio Calasso
22h - "Electra na Mangueira!", CETE / Julio Calasso
25 de novembro, quarta-feira - Encerramento: Teatro de Rua / Fora da Sala
20h - "Tá Na Rua", documentário sobre os 30 anos de existência desse movimento constante em torno das ousadias de Amir Haddad pelas ruas do Brasil e do planeta.
MOSTRA CINE TEATRO BRASIL
De 19 a 25 de novembro
Complexo Cultural Funarte São Paulo - Sala Guiomar Novaes
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - SP
(11) 3662-5177
Entrada Franca (distribuição de ingressos 1h antes das seções)
Classificação etária: 14 anos
Ar condicionado - Acesso universal - Lanchonete
Não possui estacionamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário