27 de abril de 2009

Funarte contempla três projetos de MS com prêmio
Domingo, 26 de Abril de 2009 11:56Reportar erro | Comentários(1)
 João Humberto
Divulgação
O ator e diretor Vitor Hugo Samúdio foi premiado com recursos para realizar o espetáculo "Incontornáveis".
A Funarte (Fundação Nacional de Artes) divulgou no dia 20 de abril os projetos contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008. Ao todo 1.215 projetos de todo o País foram inscritos e avaliados pela comissão julgadora, que, entre os selecionados aprovou três de Mato Grosso do Sul. 

Os premiados no Estado foram a Casa de Ensaio, com um projeto de manutenção do espaço teatral; Anderson Lima, com a montagem do espetáculo “Novos Ares” e Vitor Hugo Samudio, com a montagem da peça “Incontornáveis”. Os dois últimos são considerados hoje as revelações da nova safra de diretores e atores de Mato Grosso do Sul.

O Prêmio Myriam Muniz foi criado para incentivar a produção e a montagem de peças das mais variadas modalidades e gêneros (teatro para crianças, para adultos, teatro de bonecos, teatro de rua etc) e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, bem como de arte-educação. 

Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do País. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos. 

A divulgação dos projetos premiados pela Funarte foi feita pelo ator Sérgio Mamberti, que é o atual presidente da instituição. As inscrições para o prêmio se encerraram no final de outubro de 2008 e a expectativa era para que o resultado saísse em dezembro, mas em decorrência de imprevistos, acabou acontecendo no início dessa semana.

Contemplados – A Casa de Ensaio é um centro cultural e artístico localizado em Campo Grande, que desde 1996 trabalha com a sensibilização e transformação de crianças e adolescentes por meio da arte, em especial o teatro. Cerca de mil jovens já foram atendidos pela Casa de Ensaio.
 
Vitor Hugo Samudio é diretor teatral e ator, sendo que nos últimos anos dirigiu os espetáculos “Nostalgias Femininas”, e, recentemente “Paredes Revisitadas”. Ele passou uma temporada em São Paulo, no ano passado, quando participou da montagem da peça “Os Possessos”, como ator e assistente de direção e que contou com a direção geral de Antonio Abujamra. O espetáculo “Incontornáveis” será montado neste ano.

Anderson Lima é coordenador do Festcamp (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande), festival independente que tem recebido grandes elogios pela dimensão alcançada. É responsável pelo Grupo Flor e Espinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe